Grupo Dona Crô na Biblioteca Brasiliana

Biblioteca Brasiliana recebe o Grupo Dona Crô

Conjunto que mistura ritmos do Nordeste fará concerto nesta quinta-feira, dia 10, às 12h30

Por  - Editorias: Cultura
 
O Grupo Dona Crô será a atração desta quinta-feira, dia 10, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O evento é organizado em parceria com o Laboratório de Música de Câmara (Lamuc) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
 
O grupo se distingue por apresentar canções tradicionais nordestinas com arranjos que buscam criar arte erudita a partir de elementos populares – a chamada estética armorial. Em suas apresentações, ele mistura ritmos como maracatu, xote, coco e xaxado com o tradicional baião. “Seu repertório atual é centrado em compositores como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Hermeto Pascoal”, informa o Dona Crô em seu site oficial. “Devido à grande importância desses compositores para a valorização e divulgação da música nordestina no Sudeste do Brasil, o grupo apresenta algumas das principais obras desses compositores com uma formação versátil e diferente do comum para esse tipo de música, utilizando violino, rabeca, vibrafone, escaleta, viola caipira, violão, voz e percussão.”
 
O Grupo Dona Crô é formado por Ailson Junior (voz e percussão), Chico Bahia (violino e rabeca), Iuri Galati (violão e voz), Jhonatan Pereira (escaleta, viola caipira e voz), Rommel Monteiro (percussão) e Taio Nascimento (percussão). Ele já se apresentou em locais como o Sesc Vila Mariana, o Memorial da América Latina, o Centro Cultural São Paulo, a Casa de Dona Yayá da USP, a Casa das Rosas e a Fundação Ema Klabin.
 
 

Desenvolvido por IFUSP