Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica

10 de maio de 2018

Agência FAPESP – Estão abertas até 13 de maio de 2018 as inscrições para o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As aulas serão oferecidas entre os dias 2 e 6 de julho, em São José dos Campos.

O curso aborda conceitos fundamentais de astronomia e astrofísica, além de áreas de pesquisas da Divisão de Astrofísica. Alguns temas dos minicursos são astronomia do dia a dia, sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia e ondas gravitacionais. O público-alvo são estudantes de graduação de ciências exatas, professores do ensino formal e profissionais ligados à educação ou divulgação científica.

O objetivo é introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do Inpe e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica aos educadores e estudantes universitários de graduação.

As aulas do curso ocorrerão dentro do período de 8h30 às 18 horas de segunda a sexta-feira. Na quarta-feira, haverá também observação no período noturno. A carga horária do curso será de 35 horas. O material consiste na apostila "Introdução à Astronomia e Astrofísica", INPE-7177-PUD/38, em formato digital, e uma apostila de atividades, ambas elaboradas pelos pesquisadores da Divisão de Astrofísica e disponíveis no site do Inpe:

As inscrições podem ser feitas pelo site do curso:

Há taxas de matrícula de R$ 115, para professores de instituições públicas, e R$ 230 para os demais participantes. Até cinco estudantes poderão obter 50% de desconto na taxa de matrícula mediante análise de histórico escolar.

A primeira chamada dos candidatos selecionados será no dia 23 de maio, com a matrícula no dia 3 de junho. As aulas serão realizadas no prédio do Inpe, localizado na av. dos Astronautas, 1.758, Jd. Granja, São José dos Campos, SP.

Todos os matriculados com pelo menos 80% de frequência nas atividades do CIAA receberão certificados emitidos pelo Inpe.

Mais informações: www.inpe.br/ciaa2018/