Pós-doutorado em Física Nuclear no IFUSP

Pós-Doutorado em Física Nuclear com Bolsa da FAPESP

11 de maio de 2018

Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Física Nuclear com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 15 de maio.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "Dinâmica de sistemas de muitos corpos IV”, coordenado por Mahir Hussein.

Os interessados devem ter título de doutor e formação em física nuclear experimental. O bolsista selecionado deverá realizar medidas e análise de dados de espalhamento elástico, fusão e breakup induzidos por feixes radioativos. Essas medidas poderão ser realizadas utilizando-se o sistema de produção de feixes radioativos RIBRAS, instalado no Instituto de Física da USP ou em laboratórios no exterior.

Os candidatos deverão ter experiência em instrumentação nuclear (detectores) e ter participado de medidas em laboratórios de Física nuclear com aceleradores. Conhecimento em Linux e em códigos para análise de dados de reações nucleares de baixas energias é essencial.

Os interessados deverão enviar currículo atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, contendo breve relato de sua experiência, e uma carta de recomendação para Valdir Guimarães (valdirg@if.usp.br) – um dos pesquisadores principais do projeto e supervisor da bolsa de PD.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1999/.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.