Inscrições prorrogadas do programa CAPES/Cofecub

Programa de cooperação com a França prorroga inscrições

    Publicado: Quinta, 10 Maio 2018 12:30 | Última Atualização: Quinta, 10 Maio 2018 12:30

     

    O programa CAPES/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e públicos brasileiros e franceses, teve seu prazo de inscrição prorrogado. Com a publicação do novo calendário, as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio.

    Inscrições
    Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no edital deverão ser inscritos exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos até o dia 9 de maio, na página do programa. A candidatura no Brasil deverá ser apresentada em português. A proposta em francês deverá ser encaminhada pela equipe francesa para o link disponibilizado para este fim pelo Cofecub. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro.

    Serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir de 2019 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES.

    As propostas devem apresentar planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de 4 anos. O segundo biênio do projeto está condicionado à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais, do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos e à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras.

    Benefícios
    São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no Edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil reais para financiamento de quatro anos de projeto. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.

    Os alunos selecionados para utilizar a cota de bolsa de estudo deverão obrigatoriamente possuir o número válido de ORCID quando da inscrição no site da Capes pelo coordenador do projeto.

    Confira a alteração do cronograma.

    Acesse o Edital nº 8/2018 completo.

    Fonte da notícia: Brasília – CCS/CAPES

    Desenvolvido por IFUSP