Brasileiros se destacam na 49ª IPhO

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

ALUNOS BRASILEIROS SE DESTACAM EM OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE FÍSICA

A 49ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO) foi realizada em Lisboa, de 21 a 29 de julho de 2018, com a participação de 90 países, 11 deles do continente americano e contou com mais de 400 alunos.

A Olimpíada Internacional de Física (IPhO) é uma competição internacional anual em física, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física, sob a responsabilidade do Ministério da Educação daquele país.

Trata-se de um teste experimental e teórico aplicado individualmente aos alunos. O vencedor deste ano no quadro geral foi o estudante chinês Yang Ti, que obteve as melhores marcas tanto no exame experimental, quanto no teórico.

Os representantes do Brasil também tiveram ótimas participações. Segundo o Prof. Airton Deppman, docente do Instituto de Física da USP, que ajudou na preparação dos estudantes e, também, os acompanhou durante a competição: “participaram 5 estudantes brasileiros, já que esse é o número máximo permitido para a participação de cada país. Os resultados foram os seguintes:

Thomas Rosswhite Bergamaschi, Colégio Etapa – SP, medalha de prata

Paulo Toshio Kitayama,  Colégio Farias Brito – CE, medalha de bronze

Levy Bruno do Nascimento Batista, Colégio Farias Brito – CE medalha de bronze

Nicolas Meira Sinotti Lopes, Colégio Arí de Sá – CE, medalha de bronze

Matheus Barros da Silveira Colégio Christus - CE, medalha de bronze”.

Além disso, dois dos nossos medalhistas de bronze ficaram entre os 5 primeiros entre os premiados com essa medalha, portanto, eles ficaram muito próximos de obterem a medalha de prata. O estudante Paulo Kitayama, por exemplo, ficou a menos de meio ponto para obter essa medalha.

A competição se dá entre os melhores alunos de Física no Ensino Médio em todo o mundo. Estamos competindo com países como China, Japão, Coréia do Sul, Rússia, além de vários países Europeus com excelente qualidade de ensino. Portanto, os resultados obtidos pelos nossos estudantes são muito bons.

Ainda segundo o Prof. Airton, “em 2020, o Brasil sediará a realização de Olimpíada Ibero-Americana de Física, que envolve países da América Latina, além de Espanha e Portugal, e as expectativas de obtermos novamente bons resultados são as melhores possíveis”.

Mais informações sobre a 49ª IPhO podem ser obtidas no link abaixo:

Data Publicação:
sexta-feira, 3 Agosto, 2018
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 31 Agosto, 2018