Rede internacional UGPN aprova projeto do IFUSP

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

A University Global Partnership Network (UGPN) é uma rede de parceria internacional formada por quatro grandes universidades: Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade Estadual da Carolina do Norte (UECN, EUA), Universidade de Surrey (UOS, Reino Unido) e Universidade de Wollongong (Austrália), que se reuniram com a finalidade de trabalhar juntas no desenvolvimento de pesquisas e na busca por soluções para grandes temas de importância global.

Essa rede multilateral de apoio busca encontrar soluções inovadoras para problemas mundiais com base no compartilhamento de experiências em pesquisa e utiliza como estratégia a mobilidade de professores, funcionários e alunos para alcançar esse objetivo.

O Fundo Anual de Colaboração em Pesquisa da UGPN no valor de US $ 240.000 foi criado para apoiar pesquisas e, até o momento, já financiou 46 projetos em várias áreas do conhecimento.

As chamadas para novos projetos ficam abertas por um período de um mês, com o anúncio dos selecionados ocorrendo no mês de julho e os projetos são financiados por um período de 01 ano.

Nesta 7ª chamada do edital UGPN, 36 projetos foram inscritos e apenas 09 selecionados para obterem apoio financeiro. Dos projetos que ganharam 05 (cinco) têm participação da USP, sendo que o único escolhido na área das ciências exatas é o que foi apresentado pelo Instituto de Física e será coordenado pelo Prof. Julio Antonio Larrea Jiménez, docente do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica. O título do projeto “Novel Quantum Phenomena towards a New Generation of Thermoelectric Materials for Energy Harvesting” tem as parcerias dos grupos liderados pelos professores D. Kumah da UECN e, I. Jurewicz da UOS.

Abaixo, o link com o resultado da sétima chamada do edital UGPN (University Global Parternship Network Research- collaboration Fund RCF 2017):

CONTATO:

Prof. Dr. Julio Antonio Larrea Jiménez
Instituto de Física, Universidade de São Paulo.
Rua do Matão, 1371
CEP 05508-090 - São Paulo, SP
tel:   +55-11-3091-6879
fax:   +55-11-3091-6984