USP de São Carlos desenvolve biossensor que identifica câncer de próstata em 1 hora

Técnica é menos invasiva do que os procedimentos usados atualmente e custa de R$ 4 a R$ 5. Equipamento pode levar alguns anos para chegar ao mercado

Por: G1. Acesse aqui a matéria original.

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP), desenvolveram um biossensor capaz de identificar o câncer de próstata e também descobrir se a pessoa tem predisposição a desenvolver a doença em apenas uma hora.

A tecnologia tem baixo custo – cerca de R$ 4 por teste – e é menos invasiva que os exames disponíveis atualmente. Segundo o Instituto, ela ainda está em processo de patente e pode levar alguns anos para chegar ao mercado. Saiba mais...

Biossensor capaz de identificar o câncer de próstata. Imagem: Wilson Aiello/ EPTV