O gênero da ciência

Qual o impacto da presença de mulheres na ciência e da discussão sobre gênero nos resultados de pesquisas científicas? Em movimento que teve início no final da década de 1980 e ganhou força a partir dos anos 2000, cientistas têm incorporado a análise de sexo e gênero em seus projetos

Por: Christina Queiroz. Acesse aqui a matéria original.

Reiteradas vezes, nas palestras que ministrou para falar sobre a importância da presença feminina na ciência, Márcia Barbosa, professora do Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), teve de responder por que, “se a ciência viveu tão bem sem as mulheres”, seria agora preciso incorporá-las. “As respostas começaram a surgir em 2005, quando os primeiros estudos realizados por consultorias de negócios constataram que ambientes de trabalho diversos propiciam melhores resultados financeiros”, conta a pesquisadora (...). Saiba mais...

Imagem: Unsplash