MENSAGEM DO DIRETOR 16/03 - RESOLUÇÕES E ORIENTAÇÕES

À comunidade do IFUSP

Em adição às resoluções divulgadas pela Reitoria da USP  https://coronavirus.usp.br venho esclarecer e resumir algumas diretrizes gerais que afetam diretamente a nossa comunidade. As resoluções em sua íntegra estão no site supra-mencionado.

• Estão suspensas por tempo indeterminado todas as aulas presenciais a partir de terça feira, 17/03/2020, exceto as atividades de internato dos alunos dos cursos da área da Saúde

• Estão suspensas por tempo indeterminado atividades culturais e de extensão abertas ao público em geral,  eventos científicos, eventos comemorativos, inclusive colação de grau, visitas aos museus da USP, viagens acadêmicas ao exterior.
  • Deverão ser reduzidas ao estritamente necessário as viagens domésticas para bancas ou congressos. Também deverão ser reduzidas as atividades com alunos pré-universitários, as creches, pré-escolas, Escola de Aplicação e colégios técnicos. Essas últimas, estarão supensas a partir de 23/03.
  • Está facultada a partir de 23/3 a presença física de docentes e de funcionários com idade igual ou superior a 60 anos, bem como aos portadores de doenças que aumentem a gravidade de infecção pelo Covid-19, devidamente registradas no SESMT. O trabalho deverá ser ajustado com seu superior imediato e se possível realizado remotamente.
  • Membros da comunidade universitária retornando do exterior deverão cumprir o período de 14 dias de quarentena antes de retomar suas atividades presenciais na Universidade. Deverá obrigatóriamente ser comunicado ao seu superior e no caso de docentes ao chefe do Departamento.

QUANTO ÀS AULAS E ATIVIDADES ACADÊMICAS EM GERAL:

Apesar das limitações impostas pela suspensão presencial à USP, é interesse do IFUSP manter o melhor possível todas as atividades didáticas e acadêmicas. Para tanto pretendemos explorar a comunicação pela internet e aulas virtuais. Estamos estudando o uso das melhores plataformas de comunicação profissional pela internet disponíveis assim como possíveis soluções de acesso à internet para todos os membros da Universidade. Assim que estiverem definidos, esses recursos serão divulgados e oferecidos à comunidade. As aulas de laboratório deverão se possível ser revisadas e adaptadas, mesmo que parcialmente, para o ambiente virtual, visando reduzir as perdas e ao mesmo tempo explorar novas opções didáticas para o melhor atendimento dos nossos alunos. É nossa expectativa que a maioria desses recursos esteja definida e disponível (mesmo que parcialmente) a partir da próxima semana, em 23 de março. Há um grupo de trabalho com membros da Diretoria, de Comissão de Graduação, da Pós Graduação do Centro de Computação e da Comunicação do IFUSP em reunião permanente estudando as possíveis soluções para enfrentar os desafios impostos pelas restrições anunciadas.

A Pró-Reitoria de Pós Graduação da USP enviou mensagem solicitando aos docentes que optarem por aulas não presenciais na pós graduação enviar mensagem à PRPG em comum acordo com a CPG informando sua intenção. Solicito que esses docentes procurem a CPG do IFUSP para informar sua decisão. A CPG por sua vez coordenará essas iniciativas e informará a reitoria as disciplinas afetadas.

Ressalto que a suspensão das aulas presenciais não configura suspensão das aulas e a perda do semestre. As aulas do IFUSP serão mantidas apesar das limitações e o programa cumprido. Essa é uma oportunidade para testar e implantar novas opções didático-pedagógicas e seu sucesso depende do envolvimento de cada um de nós.

Detalhes que dependem da presença física dos interessados, tais como o prazo para entrega de livros na biblioteca, monitorias, provas, listas de exercícios serão resolvidos caso a caso. Dúvidas, sugestões, perguntas locais podem ser enviados por email para covid19@if.usp.br.  ou pelos canais de comunicação e redes socias já disponíveis no Instituto.

As atividades de pesquisa devem continuar normalmente de forma presencial ou virtual a critério do docente responsável.

QUANTO À PRESENÇA NO IFUSP E PONTO ELETRÔNICO

Todos docentes e funcionários acima de 60 anos e/ou com doenças que aumentem a gravidade de infecção pelo Covid-19, podem trabalhar em modo home office a partir do dia 23/03. Essa decisão deve ser informada à chefia do departamento.

Para os docentes o home office é um facultativo e deve ser informada à chefia do departamento.

De todo modo, reiteramos que o não comparecimento ao IFUSP precisa ser justificado e informado à chefia do departamento.

Casos omissos, sugestões, dúvidas pontuais poderão ser encaminhados para: covid19@if.usp.br.

Atenciosamente,

Manfredo Tabacniks