Sistema computacional facilitará gestão e compartilhamento de dados climáticos

Pesquisadores coletam diariamente, na Amazônia e em outras regiões brasileiras, milhares de dados sobre as condições da atmosfera (...). (Entretanto) boa parte dos dados gerados não é publicada e permanece inacessível à grande maioria dos cientistas

Por: Maria Fernanda Ziegler, Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

“Estima-se que mais de 80% dos dados atmosféricos coletados não são publicados. E, em geral, eles são obtidos com recursos públicos. São, portanto, dados públicos. Avançar na gestão desse conhecimento, disseminando-o e tornando-o acessível aos demais cientistas, é otimizar o uso dos recursos. Contribui ainda para o avanço da ciência, pois mais pesquisadores e a sociedade como um todo poderão ter acesso a essas valiosas informações”, disse Paulo Artaxo, pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) (...). Saiba mais...

Contêineres com equipamento para coleta de dados atmosféricos em Manacapuru (AM). Imagem: Agência FAPESP