COVID-19: a batalha contra a desinformação

A pandemia do novo Coronavírus trouxe junto uma pandemia de notícias falsas e de desinformação. Enquanto as autoridades médicas e sanitárias do país e do mundo todo recomendam o isolamento e alertam contra o uso de medicamentos sem validação cientificas, grupos espalham notícias falsas, ora desprezando a dimensão da crise, ora incitando que a população abandone as medidas absolutamente necessárias

Por: Peter Schulz, Unicamp. Acesse aqui a matéria original.

Nessa frente de combate à desinformação, iniciativas de apresentação correta dos dados sobre a COVID-19, bem como sua análise rigorosa, surgem e vêm se consolidando em vários grupos de cientistas de diferentes áreas do conhecimento em diferentes universidades do país e mundo afora. A Unicamp, estruturou, em seu portal, o Hotsite Coronavírus (COVID-19), as notícias das atividades em andamento na universidade, o acesso a fontes de informações com referências comprovadas, além de comunicar as medidas que vem sendo tomadas na Unicamp. O acesso aos artigos científicos sobre o problema, artigos de divulgação científica para amplo público sobre o tema, orientações para doações e voluntariado e respostas às perguntas mais frequentes também estão disponibilizados. Saiba mais...