Rodos utilizam radiação ultravioleta para descontaminação de pisos

O equipamento, desenvolvido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, era usado no setor alimentício. Com a pandemia, os pesquisadores enxergaram no aparelho uma alternativa no combate ao coronavírus

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

No mês de março, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP cedeu à Santa Casa de Misericórdia de São Carlos dois rodos que utilizam radiação ultravioleta para descontaminar pisos. O objetivo é ajudar na limpeza do hospital, especialmente durante a pandemia da covid-19. O Momento Tecnologia conversou com Sebastião Pratavieira e Thaila Corrêa, pesquisadores do Grupo de Óptica que desenvolveu esses aparelhos.  O grupo, vinculado ao instituto, trabalha com a biofotônica, o uso da luz na área biológica, há mais de 20 anos, sob a supervisão do professor Vanderlei Bagnato. Há alguns anos, porém, passaram a estudar e utilizar técnicas que provocam morte celular por meio da luz ultravioleta. “A luz interage com micro-organismos, como vírus e bactérias, os quais a absorvem e sofrem um desarranjo em seu material genético. Isso impede que esses micro-organismos se reproduzam e se propaguem nos ambientes que são descontaminados pela luz.”, explica Thaila. Saiba mais...

Imagem: Divulgação