Raios cósmicos contam a história da nossa ciência e dão destaque ao Brasil

Estudo deste tipo de radiação, com origem em objetos do espaço sideral, marcou a história da física e astrofísica de partículas no País

Por: Luiza Caires, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

Na edição anterior de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, nos apresentou aos raios cósmicos, partículas de energia elevada com diversas origens na galáxia e fora dela. Na coluna desta semana ele prossegue falando do tema e conta que esse fenômeno é um objeto de pesquisa marcante na história da astrofísica brasileira, com forte tradição em seu estudo. Nomes como César Lattes, Mario Schenberg  e Gleb Wataghin (russo radicado no Brasil) fizeram importantes contribuições para a ciência sobre os raios cósmicos em si e sobre outros tópicos, como a física de partículas, a partir deles. Saiba mais...

Imagem: Divulgação