Novo estado de líquido da matéria pode revolucionar o mercado de tecnologia

Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, descobriram um estado de cristal líquido que pode abrir portas para “um novo universo de materiais”

Por: Claudo Yuge, Canaltech. Acesse aqui a matéria original.

Descrito como fase “nemática ferroelétrica”, esse estado da matéria foi proposto há mais de 100 anos por Peter Debye e Max Born, cientistas ganhadores do prêmio Nobel. Desde então, era observado somente em cristais sólidos e, recentemente, também foi identificado em cristais líquidos. Resumidamente, o “cristal líquido nemático ferroelétrico” possui uma ordenação polar mais “disciplinada” de suas cargas positivas e negativas. As amostram indicam que todas as moléculas apontam na mesma direção, direita ou esquerda — diferente da posição randômica de outros cristais líquidos nemáticos. Saiba mais...

Imagem: Reprodução/ Universidade do Colorado em Boulder