Nota de Falecimento: Prof. Roberto Salmeron

Roberto SalmeronPrezados colegas,
Ontem, 17 de junho de 2020, faleceu um nobre colega nosso, o Prof. Roberto Aureliano Salmeron, aos 98 anos, que não resistiu a uma cirurgia de cálculo vesicular.
O Prof. Salmeron nasceu em São Paulo em 16 de junho de 1922. Estudou na UFRJ e na Escola Politécnica na USP, onde trabalhou de 1947 a 1950 como pesquisador. Nesse período também trabalhou no Departamento de Física da FFCL da USP, sob a orientação dos físicos italianos Gleb Wataghin e Giuseppe Occhialini e com apenas 28 anos, Salmeron foi trabalhar no recém criado Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, no Rio de Janeiro. Em 1953, Salmeron foi para a Universidade de Manchester, onde iniciou seus estudos de doutoramento, sob orientação do Prof. Patrick Blackett, prêmio Nobel de Física de 1948. Em 1955 tornou-se pesquisador associado no CERN, na Suíça. Em 1963 retornou ao Brasil, para trabalhar na recém criada Universidade de Brasília, mas devido às perseguições políticas, no final de 1965 retornou ao CERN. Desde 1967, Salmeron é professor da École Polytechnique, em Paris.
Ao saber do falecimento, o Prof. Silvio Salinas comentou: "Essa é uma notícia triste. Perdemos um dos pioneiros da física no Brasil, que chegou a trabalhar com o Wataghin e o Occhialini. Apesar de radicado na Europa, Salmeron era muito ligado ao Brasil. Ele nos visitou algumas vezes. No colegial estudei pelo seu ótimo livro de eletricidade. Anos mais tarde ele me disse que sobreviveu algum tempo na Europa, sem bolsa, mas com os rendimentos dos direitos autorais desse livro, que lhe eram enviados diligentemente por um dos seus cunhados."
Para aqueles que não conheceram o Prof. Salmeron, recomendo fortemente a leitura de seu discurso ao receber o Título de Dr. Honoris Causa na UNB, em 19 de outubro de 2005, exatos 40 anos após ele e outros 222 docentes da Universidade de Brasília pedirem demissão, por não se sujeitarem ao controle da vida acadêmica por um regime ditatorial (LEIA ABAIXO). Para saber ainda mais, o Prof. Salmeron concedeu inspiradora entrevista na Revista Fapesp 100, de junho de 2004.
Ao Professor Salmeron, meu respeito. Um físico brilhante e um professor digno. Encontrei-o apenas uma vez, mas a impressão permaneceu para sempre.

Manfredo Tabacniks
Diretor do Instituto de Física USP