SBF organiza painel em homenagem a Roberto Salmeron

Painel em homenagem ao físico Roberto A. Salmeron acontece na próxima sexta-feira, 26, às 14h através do canal da SBF no YouTube

Por: SBF. Acesse aqui mais informações sobre o evento.

O Prof. Salmeron, falecido na última quarta-feira, 17, era, desde 1967, professor da École
Polytechnique, em Paris. Estudou na UFRJ e na Escola Politécnica na USP, onde trabalhou de 1947 a 1950 como pesquisador. Nesse período também trabalhou no Departamento de Física da FFCL da USP, sob a orientação dos físicos italianos Gleb Wataghin e Giuseppe Occhialini e com apenas 28 anos, foi trabalhar no recém criado Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, no Rio de Janeiro. Em 1953, Salmeron foi para a Universidade de Manchester, onde iniciou seus estudos de doutoramento, sob orientação do Prof. Patrick Blackett, prêmio Nobel de Física de 1948. Em 1955 tornou-se pesquisador associado no CERN, na Suíça. Roberto Aureliano Salmeron faleceu aos 98 anos, ao não resistir a uma cirurgia de cálculo vesicular.* Saiba mais...

Imagem: Divulgação

*Trecho adaptado da nota de falecimento, divulgada no último BIFUSP, redigida pelo professor e diretor do IFUSP Manfredo Tabacniks