'Régua de luz' em miniatura promete melhorar medição de espaço e tempo

Inventado em 1999 por Theodor W. Hänsch e colaboradores do Instituto Max Planck, o dispositivo permite a transferência precisa de informações de fase e frequência de uma referência de alta estabilidade para centenas de milhares de intervalos no domínio óptico

Por: Reinaldo Zaruvni, tecmundo. Acesse aqui a matéria original.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia (NIST) e da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB) desenvolveram um pente de frequência miniaturizado. (A) novidade pode ser usada para medir cores das ondas de luz, distância, tempo e até a luz em si com mais precisão. Criada por Gregory Moille e sua equipe, a "régua de luz" está possibilitando o nascimento de uma nova geração de relógios atômicos, o aumento no número de sinais viajando por meio de fibras ópticas e a capacidade de identificação de mudanças nas frequências de luz das estrelas graças às centenas de frequências definidas e emitidas em um espaçamento uniforme. Saiba mais...

Imagem: Reprodução