Projeto investiga controle remoto de enzimas por meio da luz

Uma pesquisa conduzida no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) investigou a atividade de enzimas imobilizadas em nanopartículas de ouro controladas por irradiação de laser infravermelho. Artigo a respeito foi publicado no periódico ACS Catalysis, da American Chemical Society

Por: José Tadeu Arantes, Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

A atividade das enzimas, tanto em processos industriais e laboratoriais quanto no interior de seres vivos, pode ser controlada remotamente por meio da luz. Para tanto, a enzima deve ser imobilizada nas superfícies de nanopartículas e irradiada com laser. A luz emitida na região do infravermelho é capaz de penetrar tecidos vivos sem danificá-los As nanopartículas absorvem a energia da radiação e a liberam na forma de calor ou de efeitos eletrônicos, desencadeando ou intensificando a atividade catalítica da enzima. Isso configura um novo campo de estudo denominado biocatálise plasmônica. Saiba mais...

Imagem: Heloise Ribeiro de Barros/ IQ-USP