Pesquisadores do IFUSP participam de estudo internacional que demonstra variações no uso de tomografia computadorizada em pacientes da COVID.

Espaço Acadêmico - RSNA - RadioGraphics - ISSN - 1527-1323O levantamento, realizado entre maio e julho de 2020, abrange centros de tratamento nos 5 continentes.

Por: Comunicação IFUSP.  Acesse aqui o artigo.


Há uma falta de padronização sobre protocolos específicos de realização de tomografia computadorizada (CT) em pacientes com COVID-19. Estudo conduzido por colaboração de pesquisadores ligados à a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) teve como objetivo avaliar variações na utilização da tomografia computadorizada para o imageamento torácico destes pacientes. 

No escopo do levantamento estão incluídos 54 centros de saúde em 28 países, em que foram mapeados os exames de CT realizados em pacientes com COVID-19. O questionário obteve informações variadas sobre políticas específicas do uso da tomografia em pacientes com COVID, e os dados coletados incluem informações gerais do paciente, do equipamento de tomografia, protocolos de varredura e dosagem da radiação. 

A colaboração brasileira na pesquisa, coordenada por físicos do IAEA e médicos da Universidade de Harvard, consistiu na coleta de dados de pacientes que realizaram procedimentos de TC no Hospital das Clínicas. "O maior desafio do estudo foi extrair, a partir da enorme quantidade de dados, as informações mais relevantes que demonstrassem o cenário da utilização desta técnica para o diagnóstico de pacientes com COVID-19, associando as técnicas utilizadas e as doses associadas a estes procedimentos." comenta Paulo Roberto Costa, do Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica do IFUSP, co-autor do artigo. Destaca também a participação da física Denise Y. Nersissian, do mesmo grupo, e da residente em Física Médica Julianna Castro. 

Verificou-se assim que o uso de tomografia computadorizada mostrou grande variação entre os locais, dentro do mesmo país e entre diferentes países. Muitos pacientes foram submetidos ao procedimento de imagem  várias vezes ou com protocolos de tomografia computadorizada multifásicos. Veja os resultados completos do estudo no artigo publicado no periódico Radiology da Radiological Society of North America.

 


Imagem: Logo revista Radiology

Desenvolvido por IFUSP