Astrônomos descobrem estrela que desafia modelos atuais de evolução do Universo

Com participação de cientistas da USP, descoberta foi feita em caracterização de 21 milhões de objetos celestes no projeto S-PLUS

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

Um estudo publicado neste mês pelo periódico The Astrophysical Journal Letters (ApJL) revela a descoberta de uma estrela pertencente ao grupo seletíssimo de estrelas ultrapobres em metais. A estrela, conhecida como SPLUS J2104-0049, foi selecionada para ser observada por espectroscopia de média e alta resolução em dois dos principais telescópios do mundo, o Gemini Sul e o Magellan Clay, ambos localizados no Chile. Uma característica importante da estrela SPLUS J2104-0049 é que ela possui a menor abundância em carbono já medida numa estrela desse tipo, o que desafia os modelos que descrevem atualmente a evolução das primeiras estrelas. A descoberta foi feita a partir dos dados obtidos pelos pesquisadores do projeto internacional S-PLUS, que reúne mais de 100 cientistas entre pesquisadores e estudantes, sediado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Saiba mais...

Imagem: S-PLUS