Da USP São Carlos às pesquisas espaciais, a trajetória de quem desenvolve satélites

Ex-alunos do campus da USP no interior contam como é trabalhar no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um centro de referência internacional

Por: Hérika Dias, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

Dia 28 de fevereiro de 2021, à 1h54 (horário de Brasília), o Centro de Lançamento Satish Dhawan Space Centre, na Índia, lançava ao espaço o Amazonia-1. Ele é o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O equipamento fornecerá imagens para atender ao monitoramento da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais e estará à disposição da comunidade científica, órgãos de governo e empresas. O satélite foi desenvolvido nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o órgão foi criado em 1961 para realizar atividades e estudos desde a origem do Universo a aplicações da ciência, como nas questões de desflorestamento das matas. Saiba mais...

Imagem: Divulgação/ Inpe