Falecimento do Professor Yaacov Shapira

Obituary of Yaacov Shapira

No último dia 14 faleceu Yaacov Shapira “Emeritus Professor” da Tufts University (MA – USA). Os mais antigos do nosso Departamento e Instituto certamente o conheceram e se lembram dele. Yaacov foi um colaborador importante no desenvolvimento do nosso Laboratório de Estado Sólido e Baixas Temperaturas (LESBT), e vale a pena alinhar aqui um pouco da história, principalmente para os que não o conheceram, e também “for the record”.

Por Nei Fernandes de Oliveira Jr., Professor do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.

Conheci o Shapira (como era chamado por muitos) em 1969 quando cheguei ao Francis Bitter National Magnet Laboratory (FBNML) do MIT para um período de pós-doutoramento. Éramos na época os mais jovens membros do grupo de Supercondutividade e Magnetismo liderado pelo Dr. Simon Foner (apelidado “Si”), que era também o Diretor Científico do FBNML. A simpatia inicial foi intensificada quando ”Si” nos deu a tarefa de estudar as propriedades do EuTe, parte importante de um projeto envolvendo os chalcogenetos de Európio, praticamente abrindo caminho na então incipiente área dos “semicondutores magnéticos”. O sucesso foi imediato e os artigos então produzidos até hoje são citados. Além disso, o estudo de propriedades magnéticas em semicondutores acabou por estar presente nos programas do LESBT até hoje.

Um dos resultados do meu pós-doutoramento no MIT foi o projeto de incluir campos magnéticos intensos no LESBT através de bobinas supercondutoras. Outro, foi a introdução de técnicas de ultrassom na investigação de materiais. Yaacov, entusiasmado com nossos resultados nos Estados Unidos, propôs vir a São Paulo comigo e me ajudar na implantação dos novos projetos. Chegou em Agosto e foi embora em Dezembro de 1971. Trouxe consigo um grande cristal de MnP e uma coleção de amostras supercondutoras que nos foram valiosos. Iniciou-se então uma série de colaborações e visitas mútuas, eu no MIT e ele em S. Paulo, que duraram até sua aposentadoria definitiva nos anos 2000 (sua última visita de trabalho em S. Paulo ocorreu em 2006).

Em meados dos anos 70 estudávamos no LESBT diagramas de fase de materiais antiferromagnéticos de baixa anisotropia que exibem entre outras propriedades interessantes, um “ponto bicrítico”. Fenômenos críticos era moda na época e, aproveitando o Carlos Becerra que fazia um pós-doutoramento no MIT sob supervisão do Yaacov, iniciamos uma série de trabalhos em colaboração. Depois de muitas pulicações importantes, surgiu uma idéia do próprio Becerra, de que o nosso velho conhecido MnP conteria no seu diagrama de fases um “Ponto de Lifchitz”, um ponto multicrítico previsto e estudado teoricamente mas nunca visto experimentalmente, apesar de sua procura ser parte de projeto de vários grupos importantes no mundo. Montamos no LESBT o aparato experimental necessário, e medimos com precisão as fronteiras de fase nas vizinhanças do ponto suspeito. A teoria se ajustava muito bem. Depois de alguma relutância de alguns “referees” a descoberta foi publicada e aceita. Foi seguida por um
programa de vários anos com publicações encabeçadas pelo Becerra.

Nos anos 80, outro grande projeto foi iniciado sobre uma nova técnica desenvolvida para estudo de interações magnéticas, os “degraus de magnetização”. Desta vez incluindo o Valdir Bindilatti, que fez também um período de pós-doutoramento no MIT (1989 a 1991) sob a supervisão do Shapira.

Foram quase 20 anos de atividades neste projeto, com praticamente a totalidade das medidas experimentais realizadas em S. Paulo. Resultou um grande número de publicações com resultados importantes, como por exemplo a medida de interações magnéticas entre vizinhos distantes, até então inacessíveis experimentalmente.

Durante o período entre 1971 e 2005, foram inúmeras as visitas de pesquisa do Shapira ao LESBT. Nos vários projetos encetados foram feitas perto de 70 publicações, muitas com número expressivo de citações. Além de mim, do Valdir, e do Becerra, muitos membros do LESBT ao longo do tempo, aparecem como coautores de publicações junto com o Yaacov. No fim dos anos 80, com a perspectiva da saída do MIT do Laboratório Nacional de Campos Magnéticos, o Shapira aceitou uma oferta da Tufts University onde assumiu a posição de “Professor of Physics” e cerca de duas décadas depois se aposentou como “Professor Eméritus”. Em 1999 foi diagnosticado com a doença de Parkinson, que afetou severamente sua vida até o fim.

Imagem: Dignity Memorial