Brasileiros e suíços se unem para estudar temas que vão de narrativas medievais a computadores quânticos

Um grupo do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) vai trabalhar em parceria com cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne no desenvolvimento de computadores quânticos. A ideia é agregar o conhecimento das duas equipes: juntar a expertise dos brasileiros na nanofotônica ao conhecimento dos cientistas suíços na produção de material bidimensional

Por: Maria Fernanda Ziegler, Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

O material bidimensional é uma alternativa ao silício para a produção de circuitos eletrônicos (chips, celulares e equipamentos eletrônicos). Uma vantagem é que ele é superior ao silício como semicondutor para os chamados computadores quânticos – essenciais para o avanço da inteligência artificial, por exemplo. “A computação quântica vai revolucionar de tal forma a vida que ainda nem sabemos o que pode acontecer. Um exemplo do impacto está na maneira como desenvolvemos medicamentos e vacinas. Mas esse é só um exemplo entre tantos outros. É importante investir nessa área agora para não ficarmos para trás nessa tecnologia”, disse  Euclydes Marega Junior , professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e pesquisador do CEPOF – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. Saiba mais...

Imagem: Thomas Quine/ Wikimedia Commons