Teletransporte quântico comunica o estado de um único fóton a dispositivo com bilhões de átomos

Pesquisadores da Technische Universiteit Delft (TU Delft), nos Países Baixos, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil, demonstraram que a informação codificada em um bit quântico (qubit), constituído por um único fóton, pode ser teletransportada para o movimento mecânico de um dispositivo optomecânico constituído por bilhões de átomos

Por: José Tadeu Arantes, Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

A pesquisa oferece um extraordinário horizonte de aplicação tecnológica, como, por exemplo, a criação de repetidores de sinais em uma futura internet quântica. Artigo a respeito foi publicado em Nature Photonics. “Assim como ocorre na internet clássica, a internet quântica necessitará de uma rede de repetidores de sinais, que distribuirão a informação para qualquer lugar do mundo. Em nosso estudo, obtivemos a transferência fiel de um estado quântico desconhecido para um sistema quântico remoto. Isso nos permite visualizar um cenário de comunicação quântica de longa distância, necessária para a construção de uma futura internet quântica”, explica Thiago Alegre à Agência FAPESP. Saiba mais...

Imagem: Bas Hensen e Niccolo Fiaschi/ TU-Delft