Prof. Ricardo Galvão recebe grau de Dr. Honoris Causa da Universidade de Lisboa.

Ricardo Galvão é um dos dez cientistas mais importantes de 2019, segundo a  revista Nature – ABCProf. Ricardo Galvão recebe grau de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa.

Por: Comunica IFUSP.

O Professor do Departamento de Física Aplicada do IFUSP recebeu a comunicação e cumprimentos por meio de ofício do Reitor. A aprovação se deu em 25 de março, mediante parecer positivo da Comissão para Assuntos Científicos do Senado da Universidade de Lisboa. A cerimônia de outorga será ainda agendada.

A respeito da honraria, comenta o Prof. Galvão: "A proposta de meu nome partiu de colegas do Instituto Superior Ténico, IST, considerado uma das mais reputadas escolas de Engenharia da Europa. A partir de 2013, o IST passou a fazer parte da Universidade de Lisboa. No início da década de 1990, o Laboratório de Plasmas do IFUSP estabeleceu uma colaboração com o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear-IPFN do IST, que se tornou bastante frutífera. Estabelecemos visitas mútuas de pesquisadores e estudantes e o desenvolvimento conjunto de equipamentos de diagnóstico de plasmas. Eu tive dois estágios mais extensos no IST. No primeiro deles, colaborei diretamente no desenvolvimento da tese de doutoramento de um dos atuais professores do IST. No segundo colaborei efetivamente na caracterização da transição para regimes melhorados de confinamento de energia no tokamaks ISTTOK e participei da equipe do IST em campnhas experimentais no tokamak JET, o maior em operação no mundo. Além disso tive várias outras colaborações científicas com o IPFN, incluindo orientação conjunta de um estudante de doutorado."
Para além da distinção pelos relevantes trabalhos realizados em colaboração, o professor reflete: "Penso que o título me está sendo atribuído pelas colaborações que dei, mas também em reconhecimento por minha defesa da soberania da ciência em nosso país contra ataques negacionistas do Governo."

Foto: Micah B. Rubin / Nature