Trabalho sobre o Pantanal detecta aumento da dispersão da radiação solar em aproximadamente 86%

Atmospheric Pollution Research | Journal | ScienceDirect.com by ElsevierO laboratório de Física Atmosférica do IFUSP participa do trabalho "Optical properties and spectral dependence of aerosol light absorption over the Brazilian Pantanal" publicado no último número da revista Atmospheric Pollution Research.

Por: Comunica IF


 
O artigo, que conta com a participação dos pesquisadores Paulo Artaxo e Fernando Morais, do Laboratório de Física Atmosférica do IFUSP, traz medidas inéditas para as propriedades óticas dos aerossóis no Pantanal brasileiro, quantificando o efeito das emissões das queimadas sobre a radiação solar.
 
Após uma campanha de 3 anos com medidas no Pantanal do Mato Grosso, a pesquisa destaca: "as propriedades óticas do material particulado durante a estação chuvosa são semelhantes a valores encontrados na Amazonia Central. Entretanto, na estação seca o Pantanal é fortemente afetado pelas emissões de queimadas locais e regionais o que provoca um aumento da dispersão da radiação solar em aproximadamente 86%. Este estudo valida as medidas que caracterizam as propriedades ópticas dos aerossóis no Pantanal, fornecendo informações essenciais para compreensão dessas partículas sobre o microclima e os efeitos sobre o bioma pantaneiro."
 
 

Imagem: Revista Atmospheric Pollution Reasearch / divulgação

 

Desenvolvido por IFUSP