Técnicas atômicas ajudam a entender os danos oxidativos em cabelos descoloridos

Pesquisa traz mais entendimento sobre a degradação que os cabelos sofrem no processo de descoloração. Técnica usada pelos cientistas permitiu analisar os movimentos moleculares e atômicos da fibra capilar
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

A busca pela beleza dos cabelos, como o uso de procedimentos químicos para descolori-los, por exemplo, tem seu preço – e para os fios ele pode ser alto. O processo promove danos oxidativos na estrutura dos fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e com menor capacidade de retenção de água (se tornando mais hidrofílico). Com o objetivo de compreender como isso ocorre a nível molecular, pesquisadores do Instituto de Física (IF) da USP e da Universidade de Copenhague, da Dinamarca, realizaram testes em mechas de cabelos descoloridos utilizando uma técnica atômica chamada espalhamento de nêutrons.
“Entender como acontece essa degradação em nível atômico nos auxilia a entender mais sobre as alterações na fibra capilar descolorida, o que fornece mais dados para o desenvolvimento de novas linhas de produtos pela indústria cosmetológica”, informa ao Jornal da USP a engenheira química e doutora em ciências, Cibele de Castro Lima.
Os experimentos fazem parte do projeto de pós-doutorado de Cibele, realizado em 2020, no IF, sob a supervisão do professor Cristiano Luís Pinto Oliveira, da mesma faculdade. Saiba mais...

Imagem: A descoloração promove danos oxidativos na estrutura dos fios, deixando-os fracos, quebradiços e com menor capacidade de retenção de água. Foto: Pixabay