Estudantes do IFUSP realizam visita técnica no Instituto de Geociências

No último dia 17, membros do grupo SciPhyD realizaram visita técnica ao Instituto de Geociências (IGc USP) a fim de conhecer o maior espectrômetro de massa da América Latina. 
[Comunica IF, com informações de Lauro Braz]


Recebidos no IGc pelo pesquisador Kei Sato - que recentemente recebeu a  “Medalha de Ouro Koji Kawashita”, da Sociedade Brasileira de Geoquímica - os estudantes puderem conhecer e aprender sobre o SHRIMP IIe/MC - o maior espectrômetro de massa da América Latina e um dos melhores do mundo.
 
Explica o mestrando Lauro Braz: "Um espectrômetro de massa consegue identificar isótopos em uma amostra separando eles por sua massa. Para tal, usa um campo magnético ajustável e um seletor de velocidades do feixe ionizado incidente. Dentre as aplicações dessa tecnologia estão estudos de datação de Urânio, Zircônio, identificação de concentração de isótopos de oxigênio em dentes de humanos que viveram há milhares de anos atrás e muito mais."
 
Braz, fundador do SciPhyD (sigla para Scientific Physics Discussions) e um dos organizadores dos eventos, destaca o caráter informal dos encontros do grupo e convida à participação de todos os interessados: "O SciPhyD é para todo mundo e convidamos cada estudante de ciências a se juntar a nós nessa excursão pelos vários conhecimentos da natureza, sempre de forma descontraída e sem formalidades." 
As atividades são abertas e costumam ocorrer às terças-feiras, quatro da tarde. O próximo encontro será sobre "Física da Fórmula 1" (clique para mais informações). 
 

Grupo SciPhyD visita laboratório no IGC USP em 17.05.22. Foto de Lauro Braz.

Desenvolvido por IFUSP