Conheça o projeto BINGO, radiotelescópio que está sendo construído na Paraíba

Equipamentos do radiotelescópio Bingo: antena parabólica, ainda sem refloretoresProjetado por parceria entre universidades brasileiras e estrangeiras, equipamento de alta tecnologia buscará informações sobre a matéria e a energia escuras do universo
Por: Jovem Pan. Acesse aqui a matéria original.

A cidade de Aguiar, no interior da Paraíba, tem apenas 5.567 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016. Apesar de pequeno, o município localizado a 420 quilômetros de distância de João Pessoa, capital do Estado, está prestes a se tornar um pólo para a ciência nacional, com a construção de um radiotelescópio de alta tecnologia que será usado para pesquisas em física e astronomia, com liderança de Elcio Abdalla, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). O projeto, gestado a partir de 2010, pretende ajudar na construção do saber sobre a matéria e energia escuras, que juntas compõem mais de 95% do universo, e outras questões da física moderna. Por outro lado, também busca ajudar no desenvolvimento educacional da região e servir como um polo turístico.

Denominado BINGO (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations), o projeto visa, de forma simples, mapear a emissão de hidrogênio neutro no universo por meio de oscilações acústicas, e, por consequência, a distribuição de massa no cosmo. Assim, também poderia ser medida a contribuição da matéria e da energia escuras, sobre as quais a humanidade sabe muito pouco, apesar de ocuparem a grande maioria do universo. Descobrir no que consiste a parte escura do universo é um dos grandes problemas da física atual, e chegar a respostas poderia levar a uma reorganização de ideias no campo. Saiba mais...

Imagem: Radiotelescópio BINGO está sendo construído em Aguiar, na Paraíba.