Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica do IFUSP marca presença na inauguração do USP MakerSpace, do InovaUSP

Inova USP inaugura espaço dedicado à criação e à fabricação digital.
Adaptado do Jornal da USP, acrescido de informações do IFUSP. Acesse AQUI a matéria original.
---

Na terça-feira, dia 29 de novembro, alunos, pesquisadores e empreendedores da Universidade ganharam um novo espaço dedicado à criação e à fabricação digital. Localizado no Centro de Inovação da USP (Inova USP), o Espaço Maker conta com equipamentos como impressoras 3D FDM, impressoras 3D por estereolitografia, router CNC e cortadora a laser, que já possibilitaram a fabricação de protótipos de titânio, peças para um foguete e sistemas eletrônicos complexos como um sensor de gás carbônico.

“O Espaço Maker é resultado de um esforço coletivo que envolveu 22 Unidades da USP e órgãos centrais. Foi pensado para ser um espaço compartilhado e interdisciplinar, um espaço de confluência de diversos grupos de pensamento da Universidade, em todos os níveis”, explicou o coordenador do Inova USP, Marcelo Knörich Zuffo.

Pelo IFUSP, destacamos a participação do pesquisador Paulo Roberto Costa, que apresentou na ocasião algumas peças de phantoms para a área de Física Médica. Phantoms são objetos simuladores de regiões do corpo (mamas, torácica, abdominal, cabeça e pescoço), fabricados utilizando materiais que produzam distribuições de contrastes radiográficos semelhantes aos encontrados em imagens reais de pacientes. Eles podem ser utilizados para otimização de procedimentos radiológicos utilizando raios-X (radiologia, tomografia computadorizada, mamografia, fluoroscopia, etc), para investigações dosimétricas e para treinamento de radiologistas. Para ilustrar os dispositivos, o professor também apresentou um poster e um filme

Consciente de que a demanda por esse tipo de infraestrutura tende a crescer na Universidade, o Inova USP já prepara a ampliação do Espaço, que ocupará, quando estiver concluído, uma área de 2 mil metros quadrados. Segundo Zuffo, “a fabricação digital está entranhada em todas as dimensões da Universidade, com demandas da graduação, da pesquisa e da inovação. Estamos montando uma rede de usuários da USP, para o compartilhamento de equipamentos e insumos, gerando economia e potencializando a inovação e o empreendedorismo”.

► Saiba mais sobre o USP Makerspace na matéria original do Jornal da USP.