III Congresso de História da Ciência e Técnica da USP

Com informações do III Congresso de História da Ciência e Técnica da USP.

Objetivos

O III Congresso USP de História da Ciência e Técnica, organizado pelo Centro de História da Ciência da USP, terá como tema Diálogos e Fronteiras e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023 no campus Butantan da Universidade de São Paulo. O congresso visa discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. O alcance das atividades científica e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar a ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento.

Programa Preliminar

Primeiro Dia
  • Abertura
  • Conferência Magna - Lewis Pyenson (Universidade de Indiana)
  • Mesa Redonda: Ciência e Imaginação
  • Apresentação de Trabalhos
  • Instalação Ciência e Arte
  • Confraternização

Segundo Dia

• Conferência – Janina Wellmann ((Instituto Max Planck de História da Ciência – Berlim)
  • Mesa Redonda: Financiamento e Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia.

Terceiro Dia
  • Conferência: Tatiana Roque (UFRJ)
  • Apresentação de Trabalhos
  • Conferência de Encerramento: Gildo Magalhães

Apresentação de Trabalhos
Estão convidados a participar com trabalhos pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação interessados na área. As pesquisas poderão ser apresentadas na forma de comunicação oral ou cartaz, mediante inscrição até 31 de julho de 2023, dentro dos seguintes temas gerais:

- Ideias e Instituições e lugares ligados ao conhecimento;
- Comunicação e divulgação do saber científico e técnico;
- Controvérsias científicas e técnicas;
- Relações entre ciências e técnicas;
- Instrumentos e ferramentas de pesquisa;
- Políticas Públicas e o papel social de cientistas e técnicos;
- Fontes, documentação e historiografia;
- Desenvolvimento científico/técnico local e global;
- A História da Ciência e Técnica e o seu diálogo com a educação;
- História da Ciência, Filosofia da Ciência e suas interfaces;
- Interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos.

Inscrição e Seleção dos Trabalhos
O autor de trabalho submeterá um resumo de até 200 palavras, indicando o tema geral dentre os listados acima. O resumo deve ser submetido até 23/7/23 para chciencia@usp.br. Cada participante pode apresentar um trabalho como autor e se inscrever como coautor em até dois trabalhos. Dois pareceristas anônimos designados entre os membros da Comissão Organizadora ou indicados ad hoc por esta Comissão examinarão cada trabalho proposto, verificando a pertinência dentro do tema e o ineditismo da comunicação. Caso haja discordância entre os pareceristas, será convocado um terceiro, para desempate.
Alunos de graduação com Iniciação Científica poderão participar com cartazes, seguindo-se os mesmos critérios de escolha acima.
Os autores dos trabalhos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição à FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) conforme as condições na Tabela a seguir e nos links indicados, submetendo um resumo expandido de até 500 palavras, que será publicado nos Cadernos do Congresso. A associação ao CHC é gratuita e poderá ser feita até 23/7/23 em chciencia@usp.br. Serão divulgados posteriormente os links para inscrições após 31/7

►Confira no SITE DA FUSP os links para inscrição e os valores referentes a cada categoria.