A diversidade de trajetórias e pesquisas de pós-doutorandos negros da USP

A diversidade de trajetórias e pesquisas de pós-doutorandos negros da USP –  Jornal da USPEdital da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento concedeu bolsas de pós-doutorado a pesquisadores negros em diversas áreas de pesquisa; atuações vêm colaborando para uma ciência mais justa e robusta.
Por: Jornal da USP.
Acesse aqui a matéria original.
Os dados do último Anuário Estatístico da USP revelam que, em um universo de mais de 5 mil professores, somente 123 se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. Muito tem se falado sobre os problemas que essa falta de diversidade traz à Universidade: currículos eurocêntricos, referências com as quais os estudantes não conseguem se identificar, casos de racismo, potenciais perguntas de pesquisa que nunca chegam aos laboratórios porque estão distantes das experiências de quem está do lado de dentro. Além da reprodução de uma enorme injustiça histórica contra mais da metade da população brasileira.
*Participação de Max da Silva Ferreira, pós-doutor no grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica do IFUSP.