Homenagem aos 70 anos do Professor Mahir S. Hussein

Instituto de Física da USP organiza
homenagem aos 70 anos do professor Mahir S. Hussein

Evento terá a participação de onze professores que colaboraram

com Hussein ao longo de sua carreira no Brasil.

O Instituto de Física da USP (IF/USP) realiza nesta segunda-feira (dia 1º de dezembro) um simpósio em homenagem aos 70 anos de vida do professor Mahir S. Hussein, completados no último dia 24. Nascido no Iraque, Hussein foi professor de Física em tempo integral na USP durante 35 anos, aposentando-se em 2007. Suas contribuições para a Física Nuclear são imensuráveis. Tem trabalhos publicados em diversos países, em colaboração com acadêmicos do mundo todo. Publicou mais de 320 artigos e colaborou com mais de 300 pesquisadores durante os últimos 40 anos, além de organizar inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais.

“É o físico nuclear mais importante do Brasil”, resume a professora Alinka Lépine-Szily, organizadora da homenagem. Além da própria Alinka, dez professores convidados farão apresentações sobre temas variados durante o evento. Além de professores do próprio IF virão, também, docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Instituto de Física da São Carlos (IFSC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Fizemos uma lista dos pesquisadores que mais colaboraram com ele, em ordem decrescente. Então, selecionamos os palestrantes convidados e eles escolheram os temas sobre os quais gostariam de falar. É claro que cada um deve contar um pouquinho também sobre suas experiências de colaboração com o professor Hussein”, explica Alinka.

Pela manhã, segundo ela, o evento é mais focado em física nuclear, que é a principal área de atuação de Hussein. À tarde, o programa é mais eclético. “O professor Hussein tem uma importância ímpar: pelo tanto de gente que ajudou a formar, pelo conhecimento que tem, pela capacidade de resolver um problema em um pedacinho de papel de cinco por cinco centímetros. É uma pessoa excepcional”, descreve Alinka.

Para dar uma ideia da relevância da carreira de Hussein, internacionalmente, a professora se lembra de um “causo” ocorrido durante um congresso de Física Nuclear na Hungria, em 2013, do qual ela também participou.

“Ele foi até um grupo de jovens pesquisadores italianos para dar os parabéns, porque a Itália tinha acabado de ser escolhida como país sede do congresso seguinte. Apresentou-se e disse ter colaborado muito com diversos pesquisadores italianos, de diferentes institutos de pesquisa. Então os rapazes pararam e perguntaram: ‘Você é AQUELE Hussein? Que nos forneceu referências, cujos trabalhos lemos e estudamos? Você teve importância vital na nossa formação’. Ele ficou emocionado, com justa razão”, descreve Alinka.

Serviço: O “Simpósio de Física em Homenagem ao prof. Mahir S. Hussein” será realizado no auditório Adma Jafet do Instituto de Física da USP (Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária – São Paulo), das 9h30 às 17h30. Veja a programação no site http://www.if.usp.br/pub/temp/Programa_hussein.pdf

*****************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br