Prof. Paulo Roberto Costa com a turma 2025 do Particle Therapy Masterclass no IFUSP | Divulgação.
Nos dias 3 e 4 de abril de 2025, o Instituto de Física (IF) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) sediaram a primeira edição da Particle Therapy Masterclass, um evento pioneiro no Brasil voltado à divulgação científica interdisciplinar entre as áreas de Física e Medicina. A atividade foi coordenada pelos professores do IF Marcelo Gameiro Munhoz e Paulo Roberto Costa, em parceria com o professor Roger Chammas e o Dr. Victor Bertotti, ambos da Faculdade de Medicina da USP.
Inspirado no tradicional programa de extensão Masterclass Hands on Particle Physics, que o IFUSP já realiza há vários anos, o novo evento foi dedicado à área de Física Médica, com foco em terapias por partículas aplicadas ao tratamento do câncer. A proposta inovadora foi proporcionar a estudantes do ensino médio uma vivência científica rica e interativa, combinando teoria, prática e diálogo interdisciplinar.
A programação foi dividida em dois dias. O primeiro, realizado no Auditório Adma Jafet do IF-USP, introduziu os participantes ao campo da Física Médica, às causas e prevenção do câncer e aos princípios da oncologia de precisão. Na parte da tarde, os estudantes participaram de atividades práticas de planejamento radioterápico, com uso de simulações computacionais, conduzidas pelos monitores e supervisionadas pela equipe organizadora.
O segundo dia ocorreu no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), onde os alunos participaram de uma videoconferência com o renomado Centro de Pesquisa GSI, da Alemanha, e discutiram os conhecimentos adquiridos com os professores e colegas. O encerramento incluiu uma roda de conversa com os participantes, permitindo a troca de impressões sobre a experiência.
Mais de 50 estudantes de colégios da capital participaram do evento, entre eles: Colégio ETAPA, Colégio Senemby, Colégio Francisco Pio XII, Escola Vera Cruz, Colégio Rio Branco, Colégio Visconde de Porto Seguro e Sphere International School.
Segundo o professor Paulo Roberto Costa (IFUSP), “Foi a primeira experiência do Instituto de Física e da FM neste tipo de MasterClass, diferente da área de Partículas Elementares, que o IF já participa a vários anos. O evento foi muito estimulante e empolgante para todos, alunos e professores. Durante os dois dias de vivência os estudantes de ensino médio tiveram oportunidade participar uma experiência lúdica e criativa, conectando essas duas grandes ciências, a Física e a Medicina. Com palestras, simulações computacionais e jogos interativos, sentiram como é o trabalho de um Físico Médico na área da Radioterapia e a importância do correto diagnóstico e tratamento desta doença. Certamente, no próximo ano, teremos mais, possivelmente com mais escolas e participantes.”
Para mais informações, consulte o coordenador Paulo Roberto Costa em pcosta@if.usp.br