Aplicações da radiação síncrotron

Luz síncrotron aprofunda conhecimento sobre solo brasileiro

13 de agosto de 2015

Diego Freire | Agência FAPESP * – Os processos químicos, físicos e biológicos que controlam, em grande parte, a disponibilidade de nutrientes, o transporte de poluentes, a contaminação do ambiente e outros aspectos relacionados estão sendo mais facilmente desvendados com o auxílio da luz síncrotron – radiação eletromagnética produzida por aceleradores de partículas.

Essas e outras aplicações da radiação síncrotron em diversas áreas do conhecimento foram apresentadas durante a São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation - SyncLight 2015, realizada no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), de 13 a 24 de julho. O SyncLight teve apoio da FAPESP por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

Leia a matéria completa no link: