O despertar do gosto pela ciência

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP

O DESPERTAR DO GOSTO PELA CIÊNCIA

Talvez muitos ainda não saibam onde fica localizado o bairro Recanto dos Humildes. Esse aglomerado urbano não é muito diferente de outras comunidades pobres de São Paulo, o que se vê ali não é bem o que é retratado nas novelas, onde a violência aparece estilizada e todos sabem que no capítulo final a mocinha do romance terá um final feliz. O dia-a-dia dos moradores é duro e marcado pela ausência de políticas públicas.
Construções de tijolos aparentes, moradias amontoadas, vielas estreitas, esgoto a céu aberto, “gatos” na água e na luz. Falta tudo, menos dignidade para seguir adiante. Essa realidade não difere muito de outras tantas existentes nas periferias, não só de São Paulo, mas de todo o país. Ter esperança de uma vida melhor é algo que ainda demora a acontecer para os moradores que se deslocam todo dia de casa para o trabalho e vice-versa em trens e ônibus lotados. Porém, um projeto da USP tem ajudado crianças a terem expectativa de uma vida melhor através da educação.
No próximo dia 11 de setembro, o grupo do Arte & Ciência no Parque da USP estará presente na Escola Municipal Jardim da Conquista realizando oficinas como parte das atividades do projeto Vivendo a USP, um subprojeto do Programa Novos Talentos, parceria da CAPES com a USP.
Esse projeto de extensão universitária é coordenado pela Profa. Vera Bohomoletz Henriques e tem na vice-coordenação, o Prof. Mikiya Muramatsu. Desde 2011, o projeto coordenado no Campus da Capital por docentes do Instituto de Física tem levando ações de divulgação científica para um público que normalmente não tem acesso a ele e literalmente sai dos muros da universidade, além disso, o seu diferencial é trazer para o interior da universidade alunos e professores das escolas parceiras, para que possam vivenciar os espaços de ensino, pesquisa e extensão de forma articulada com o projeto pedagógico escolar.
O programa Novos Talentos USP/CAPES tem ajudado a transformar a realidade escolar e mudado a vida de muitos estudantes. Ele conta com a participação ativa de diversas unidades, laboratórios e museus da USP e há um grande envolvimento de alunos e professores interessados em fazer a divulgação científica acontecer de forma lúdica e atraente.

Mais informações sobre o projeto acesse o site: http://vivusp.if.usp.br

Instituto de Física da USP
11 - 3091-6965
Data Publicação:
terça-feira, 1 Setembro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 11 Setembro, 2015