IFUSP oferece 2º curso gratuito de Arduino

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) oferecerá a segunda edição de um curso gratuito de arduino. O curso tem a coordenação do Prof. Alexandre Suaide e será realizado no período de 09 a 25 de novembro. Composto de palestras de aproximadamente 60 minutos intercalados com oficinas de cerca de 2 a 3 horas de aulas práticas, o curso será dividido em três palestras e três oficinas.

As inscrições estão abertas até o dia 16 de outubro de 2015 e podem ser feitas no site: http://e.usp.br/45p

As palestras têm vagas limitadas em função da capacidade do auditório e as oficinas, contudo, serão limitadas a 25 alunos, por conta da limitação no número de equipamentos disponíveis para as atividades. Caso a procura seja maior que a capacidade de alunos da oficina, haverá uma seleção entre os inscritos. A lista de alunos selecionados será divulgada no site após o encerramento das inscrições.

Arduino é uma plataforma eletrônica para prototipagem flexível, de baixo custo, fácil de usar e aberta. Criada em 2005 por estudantes italianos, tornou-se febre mundial e é usada tanto por hobbistas em eletrônica, quanto por profissionais que criam e vendem produtos baseados nesta plataforma. Neste minicurso, com duração de três semanas, serão abordados desde conceitos básicos para iniciantes nesta plataforma, até algumas questões mais avançadas, para quem gosta de desenvolver projetos mais complexos.

Segundo o Prof. Alexandre Suaide, coordenador do minicurso, “seria oportuno que os interessados dessem uma boa revisão na linguagem C ou, preferencialmente, C++, para que o uso do tempo das palestras e das oficinas seja focado no arduino e não em tirar dúvidas de programação”. Nas palestras serão abordados aspectos conceituais de microcontroladores e arduino e, nas oficinas, os alunos colocarão a mão na massa e alguns projetos serão desenvolvidos.

O Prof. Alexandre explica que as aulas teóricas serão complementadas com a realização prática e para ele “isso é fundamental para a interação dos estudantes com a plataforma eletrônica, pois a ideia é que no final do curso o aluno possa, por exemplo, automatizar um experimento com vários arduinos em rede”.

Serviço:

2º Curso de Arduino

Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Datas:

·       Palestra 1 – Dia 09 de novembro, das 12h00 até 13h00

·       Palestra 2 – Dia 16 de novembro, das 12h00 até 13h00

·       Palestra 3 – Dia 23 de novembro, das 12h00 até 13h00

·       Oficina 1 – Dia 11 de novembro, das 14h00 até 17h00

·       Oficina 2 – Dia 18 de novembro, das 14h00 até 17h00

·       Oficina 3 – Dia 25 de novembro, das 14h00 até 17h00

Locais:

Palestras: local a ser decidido