IFUSP hospeda Escola de Verão de Física Experimental

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

IFUSP HOSPEDA ESCOLA DE VERÃO DE FÍSICA EXPERIMENTAL DA SBF

"XIX Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Experimental completará no ano que vem 30 anos de complementação na formação prática dos físicos brasileiros"

Com apoio e patrocínio da SBF (Sociedade Brasileira de Física), além do financiamento da FAPESP e outras agências de fomento, a Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental realizará sua XIX edição no período de 11 a 22 de janeiro de 2016 no Instituto de Física da USP.

A cada dois anos, desde 1986, esse evento que é organizado pela Sociedade Brasileira de Física e auxilia de forma prática os estudantes de pós-graduação de todo país a ter contato experimental com um conhecimento que normalmente eles só têm acesso através dos livros e dos ensinamentos obtidos em sala de aula.

Nessa próxima edição, a Escola de Verão vai oferecer aos estudantes inscritos a oportunidade de estudar a interação de elétrons com a matéria usando o acelerador Microtron do Instituto de Física, instalado no campus Butantã da Universidade de São Paulo. Segundo a Profa. Nora Lia Maidana, coordenadora da escola e docente do IFUSP, “os participantes terão a oportunidade de determinar experimentalmente o espectro de energia e fluxo de elétrons espalhados em diferentes ângulos por alvos finos, bem como as seções de choque de bremsstrahlung e de ionização de camadas internas de átomos por impacto de elétrons, grandezas consideradas fundamentais para o entendimento da interação de partículas, carregadas ou não, com a matéria”.

Os alunos trabalharão em duas das linhas de feixe do acelerador: a de corrente contínua, com energias que podem ser fixadas entre 10 e 100 keV, e a que opera em onda contínua, com energia de 2 MeV. Um dos objetivos da Escola é levar os alunos a realizar uma experiência desde a etapa de planejamento, partilha de recursos comuns, tomada de dados, análise e relato formal dos resultados, em um laboratório de pesquisa compartilhado com outras equipes.

Serão usados detectores semicondutores de alta resolução, convenientemente acoplados às câmaras de irradiação em vácuo, que possuem janelas de espectroscopia em determinados ângulos. Em todas as etapas do curso, o acompanhamento dos pesquisadores e das pesquisadoras será realizado por docentes do próprio Instituto de Física da USP, que também ministrarão palestras juntamente com pesquisadores estrangeiros de reconhecida experiência.

Serviço:

XIX Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Experimental

Coordenadora: Profa. Dra. Nora Lia Maidana - IFUSP

Público-alvo: Estudantes de pós-graduação em Física

Inscrições: http://www.sbfisica.org.br/~evjasfne/xix/index.php/inscricao

Local: Instituto de Física da USP
Período de realização: 11 a 22 de janeiro de 2016

Data Publicação:
sexta-feira, 25 Setembro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 22 Janeiro, 2016