Programa CAPES/PROBRAL

PROGRAMA APOIA PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA ENTRE BRASIL E ALEMANHA

O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Atualmente ele se divide em duas modalidades: PROBRAL I e PROBRAL II.

Probral I

Prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

Probral II

No PROBRAL II, os grupos de pesquisa são incentivados a formar os doutorandos em conjunto, conduzindo-os ao duplo-doutorado, para tanto, é preciso comprovar que o regimento da universidade permite o duplo-diploma de doutorado e que existe um convênio entre as instituições prevendo a dupla titulação.

Tipo de programa

Projeto conjunto de pesquisa

Objetivo

Apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. Os programas Probral I e II visam fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

Modalidade de bolsa e benefícios

Probral I

Missão de trabalho

• Diárias
  • Auxílio deslocamento

Recurso de custeio: consiste em recursos concedidos por ano de projeto, não cumulativos, com vistas ao custeio de despesas relativas à execução das atividades da parceria desenvolvidas no Brasil.

Missão de estudo

Modalidade:

Doutorado sanduíche e pós-doutorado: duração de até 12 (doze) meses.

Benefícios:

• Mensalidade
  • Auxílio instalação

Probral II

Missão de trabalho

• Diárias

Missão de estudo

Modalidade:

Doutorado sanduíche: duração de até 18 (dezoito) meses.

Benefícios:

• Mensalidade
  • Auxílio instalação

Duração dos Projetos:

• A duração prevista é de 2 (dois) anos, com possibilidade de prorrogação por mais 1 (um) ano e mais 1 (um) ano a critério de avaliação das duas agências financiadoras.

Bolsistas vinculados a projetos

• As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos.
  • Após a aprovação das propostas e início da vigência dos projetos, cada Coordenador será responsável pela inscrição dos candidatos selecionados na Instituição para realizar as Missões de Estudos vinculadas ao seu projeto.
  • Deve ser considerado o prazo mínimo de 60 dias da data da Missão de Estudos para o cadastro das inscrições e devem ser observados os pré-requisitos para a seleção de candidatos, para evitar que ao final do processo ocorram desqualificações.
  • Para cada ano de vigência do Projeto, existem quantidades máximas de Missões de Estudos para cada modalidade, portanto, sugerimos o contato com o Coordenador do Projeto para mais informações.

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral