Perfil -IF



 
O Instituto de Física da USP é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil e nas diversas classificações nacionais e internacionais aparece entre os melhores cursos.   
Ele provém dos Departamentos de Física da Escola Politécnica e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reunidos no Instituto a partir de 1970. 
Nos seus quadros, o Instituto conta com mais de 225 pesquisadores, entre docentes ativos e professores colaboradores seniores são mais de 180, além de pesquisadores convidados nacionais e internacionais. São mais de 400 alunos de pós-graduação e por volta de 1.200 de graduação. Dispõe ainda de mais de 300 funcionários em seus quadros, vários deles com formação de nível superior e/ou pós-graduação. 
A Biblioteca do Instituto é das mais completas do país. O seu acervo atual é constituído de mais de 38 mil livros, mais de 3000 dissertações e teses, mais de 600 coleções de títulos periódicos, dentre outras. 
O Instituto tem 26 edifícios para abrigar diversas salas de aulas, auditórios, inúmeros laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, oficinas e escritórios de administração. O Instituto tem cerca de 40.000m2 de área construída e 80.000m2 de área útil. 
Do ponto de vista didático, o Instituto de Física mantém salas de aula e laboratórios para cerca de três mil estudantes da USP, nas áreas de engenharia, ciências exatas e biologia e mais exposições científicas destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio e ao público em geral. A cada ano formam-se cerca de 120 Físicos entre bacharéis e licenciados e, na pós-graduação, mais de 30 mestres e 30 doutores. 
Do ponto de vista científico, o Instituto realiza pesquisas em quase todas as áreas da Física e é, nesse sentido, a instituição brasileira mais completa e plural.