Trabalho sobre as propriedades luminescentes de um simulante de regolito lunar foi reconhecido com o Student Poster Award no ICOOPMA 2026.
A aluna de mobilidade do IFUSP, Isabela Alves Ferreira foi uma das vencedoras do Student Poster Award durante a 11ª edição da International Conference on Optical, Optoelectronic and Photonic Materials and Applications (ICOOPMA), realizada entre os dias 16 e 21 de setembro de 2026, em Hamamatsu, Japão.

O prêmio foi concedido pelo trabalho intitulado Optically Stimulated Luminescence Properties of the GreenSpar Lunar Regolith Simulant Under Beta, X-ray and Alpha Irradiation, que investiga as propriedades de luminescência opticamente estimulada do GreenSpar, um simulante de regolito lunar, após sua exposição às radiações beta, X e alfa.
Realizada a cada dois anos, a ICOOPMA reúne pesquisadores de diferentes países e áreas da Física, com trabalhos relacionados a materiais ópticos, optoeletrônica, fotônica, luminescência, espectroscopia e suas aplicações científicas e tecnológicas.
Isabela é mestranda pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e desenvolve parte de suas atividades acadêmicas na Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do Prof. Dr. Neilo Marcos Trindade. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com o Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica do Instituto de Física da USP e contou com a parceria internacional da Profa. Dra. Regina DeWitt, da East Carolina University, nos Estados Unidos.
Para a estudante, a participação no evento e o reconhecimento recebido representam marcos importantes em sua formação acadêmica:
“Participar do ICOOPMA 2026 foi uma experiência muito marcante para minha trajetória acadêmica. Apresentar minha pesquisa em um evento internacional e conhecer pesquisadores de diferentes países foi uma oportunidade muito enriquecedora. Receber o Student Poster Award foi uma grande alegria e um importante reconhecimento de todo o trabalho e dedicação ao longo do mestrado. Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. Neilo Marcos Trindade, à Profa. Dra. Elisabeth Yoshimura e à Profa. Dra. Regina DeWitt pelas contribuições para o desenvolvimento deste trabalho e para minha formação como pesquisadora.”
O projeto recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior — BEPE (processo nº 2025/26115-6), da bolsa de mestrado (processo nº 2025/00094-2) e do Auxílio à Pesquisa Regular (processo nº 2024/03006-4), além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq (processo nº 444110/2024-0).
