Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

As olimpíadas, de um modo geral, são uma excelente oportunidade para estimular os estudantes, levando-os a refletir sobre um domínio do conhecimento. Tem sido assim na área de matemática, com uma olimpíada nacional organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA, agora apoiada como uma iniciativa de Estado pelo Ministério da Educação.

A Sociedade Brasileira de Física vem mantendo a Olimpíada de Física das Escolas Públicas em nível nacional desde 2012. Segundo o Prof. Marcelo Martinelli, docente do Departamento de Física Experimental do IFUSP, que está à frente da coordenação regional de São Paulo da OBFEP, desde 2015, “a ideia é despertar nos jovens o interesse pela ciência, mostrando o lado lúdico do conhecimento, revelando talentos e mostrando a eles caminhos possíveis para a realização pessoal através do estudo. Queremos ainda integrar as escolas, divulgando o material de anos anteriores e sugerindo experimentos simples e baratos para demonstrar os fundamentos do método científico”.

Em São Paulo, a abrangência relativa da olimpíada está ainda muito limitada, restrita a menos de 400 escolas, algo como 2% do total de estabelecimentos públicos no Estado. Para o Prof. Marcelo, “em se tratando do Estado de São Paulo, isto é muito pouco. Cabe a nós estender esta oportunidade e revelar os talentos em cada canto.” Ainda para o coordenador, “a melhor parte da experiência é trazer, ao final de cada evento, os jovens para dentro da universidade, mostrar-lhes os centros de pesquisa no Estado, e passar-lhes a mensagem que cada um deles é esperado nestes centros. A universidade é deles, queremos que eles venham se juntar a nós!”.

O credenciamento das unidades escolares será de 1º de junho a 15 de julho.

Maiores informações podem ser obtidas através do site:

Calendário 2017

Credenciamento de Escolas

De 1° de junho a 15 de julho

Prova (nas escolas) da 1ª Fase

08 de agosto

Divulgação do pré-gabarito da prova da 1ª Fase para os coordenadores estaduais

Até 14 de agosto

Divulgação do gabarito final da prova da 1ª Fase pela Comissão da OBFEP

Até 21 de agosto

Data máxima para que os professores cadastrem na área a eles restrita os alunos que fizeram a 1ª Fase com as notas obtidas e indiquem o nome do professor de cada aluno.

Até 30 de agosto

(quarta-feira)

Data máxima para divulgação pela Comissão da OBFEP do número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª Fase e a relação dos alunos classificados

Até 05 de setembro

Confirmação dos lugares-sedes, Centros de Aplicação, para aplicação da 2ª Fase

Até 11 de setembro

(segunda-feira)

Prova (nas Sedes, Centros de Aplicação) da 2ª Fase

(sábado)

Data máxima para o professor responsável pela OBFEP em cada Sede, Centro de Aplicação,  postar nos Correios (por Sedex) os Cadernos de Resolução das provas da 2ª Fase.

Divulgação dos resultados finais da OBFEP 2017

Até 28 de fevereiro de 2018

Divulgação do edital do concurso de ilustrações da OBFEP 2016

Julho de 2017