Excelência em trabalho para a disciplina de Física de Plasmas recebe o reconhecimento de pesquisadores

No curso, os alunos aplicaram conceitos avançados da física de plasmas termonucleares e realizaram estudos e simulações computacionais dos esforços mecânicos e elétricos necessários para a operação de tokamak supercondutor. A empresa fictícia TOKABRAS seria especializada no projeto de reatores a fusão nuclear para a produção de energia limpa, segura e virtualmente inesgotável.

Curso PGF5112 - Plasma Physics I: O Projeto TOKABRAS
Apresentamos o pitch do projeto da empresa fictícia TOKABRAS, realizado durante a disciplina Plasma Physics I ministrada pelo docente Gustavo Canal no 1º semestre de 2021. O grupo responsável foi formado por pós-graduandos em Física (IFUSP e CBPF), e em engenharias elétrica, mecânica e civil (POLI USP).

A empresa seria especializada no projeto de reatores a fusão nuclear para a produção de energia limpa, segura e virtualmente inesgotável. Durante o curso, os alunos desenvolveram um projeto de reator a fusão nuclear com bobinas supercondutoras que atinge a chamada condição de breakeven. Ao final, o Prof. Gustavo Canal, um suposto investidor, decidiria se "compraria" o projeto. Caso ele decidisse pela compra do projeto, esse tokamak seria impresso numa impressora 3D e ficaria exposto no Laboratório de Física de Plasmas do IFUSP, onde encontra-se também o tokamak TCABR.

Nesse curso, os alunos aplicaram conceitos avançados da física de plasmas termonucleares e realizaram estudos e simulações computacionais dos esforços mecânicos e elétricos necessários para a operação desse tokamak supercondutor. A respeito do trabalho, comenta o docente responsável, Prof. Gustavo Canal: "O empenho dos alunos ficou evidentemente demonstrado pelos valiosos comentários e elogios realizados ao final por professores de várias instituições do país que prestigiaram à apresentação. Não posso deixar de mencionar que, devido à pandemia, todas as aulas foram on-line e, mesmo não tendo a oportunidade de discutir o projeto pessoalmente com eles na frente de um quadro, ainda assim, os alunos foram além das limitações e superaram todas as minhas expectativas. Gostaria de terminar dizendo que foi um enorme prazer trabalhar com esse grupo de alunos/colegas e espero que a experiência adquirida durante esse curso seja útil em suas carreiras profissionais de físicos e engenheiros, sejam quais forem suas áreas de atuação. Deixo aqui meu sincero obrigado aos alunos do curso PGF5112 - Plasma Physics I (2021/1) por toparem o desafio proposto e termino dizendo que, como um investidor atento que sou, não pude deixar de comprar o projeto".

► Todo o material do curso está disponível na página E-Disciplinas. Acesse AQUI.