Dos Raios Cósmicos aos Aceleradores de Partículas: 100 anos de César Lattes, 90 anos da USP e 70 anos do CERN

Evento gratuito na USP celebra História e novas conquistas da Física em 2024.
De 1 a 3 de julho, no Instituto de Física.

Acesse AQUI o site do evento.
--

Um conjunto de efemérides, da criação da USP à vinculação do Brasil ao CERN, contando com o centenário de César Lattes, faz de 2024 um ano a ser celebrado pela física brasileira. A proposta do simpósio é reunir pesquisadores da área de Física de Altas Energias, bem como toda a comunidade interessada, para olhar para o passado - a fim de reconhecer as conquistas - e planejar o futuro.

O primeiro dia do evento será dedicado a tópicos que contemplam os três temas de celebração. A comemoração dos 100 anos de César Lattes, físico formado nos primórdios da Universidade de São Paulo - o que nos remete à comemoração dos seus 90 anos - bem como debates sobre o financiamento dos grandes experimentos internacionais de Física de Altas Energias e a celebração dos 70 anos do CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Em destaque, a participação brasileira na história do centro de pesquisa, no contexto da recém aprovada acessão do país ao status de membro associado da organização.

No segundo e terceiro dias, apresentações e mesas redondas trarão um maior enfoque à história da Física de Altas Energias no Brasil, celebrando novamente as contribuições de César Lattes. Além das mesas gerais, haverá também reuniões técnicas de grupos de pesquisa nas áreas de Física de Altas Energias e uma oficina direcionada a professores do ensino básico, em que se discutirá como apresentar as temáticas do simpósio para estudantes do Ensino Médio. As inscrições para a oficina de professores serão abertas em maio.

A organização do Simpósio está a cargo dos pesquisadores Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Carola Dobrigkeit Chinellato (UNICAMP), Cibele Celestino Silva (IFSC-USP), Ignacio Bediaga (CBPF), Ivã Gurgel (IFUSP), Luiz Vitor de Souza Filho (IFSC-USP) e Marcelo Gameiro Munhoz (IFUSP).
-> Para mais informações, acesse o site do evento em bit.ly/100anoslattes ou escreva para comunica@if.usp.br.

Programação Preliminar:

01/07 | Segunda-feira
09h00 | Abertura do evento
09h30 | Mesa Redonda: "O Futuro do Financiamento da Física de Altas Energias no Brasil" com Ricardo Galvão (CNPq), Márcia Barbosa (MCTI), Carlos Aragão (FINEP), Jerson Lima (FAPERJ) e Marcio de Castro (FAPESP) - Participações a confirmar
10h45 | Intervalo
11h15 | Mesa Redonda "Lattes e a Institucionalização da Ciência no Brasil" com Olival Freire (CNPq), Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) e Antonio Augusto P. Videira (UERJ).
12h30 | Almoço
14h00 | "Os 70 anos do CERN e os primórdios do envolvimento brasileiro", lançamento do livro de entrevistas sobre a história do Brasil no CERN. Mesa Redonda com Ivã Gurgel (IFUSP) e convidados.
15h15 | Mesa Redonda "A Associação do Brasil ao CERN: Status e Perspectivas"
16h30 | Intervalo
17h00 | "Histórico das Astropartículas no Brasil" com Carola D. Chinellato (IFGW UNICAMP)

02/07 | Terça-feira