Reforma e Modernização no auditório do Show de Física

Momentos Show da Física - Parte I | Show de FísicaTradicional programa de extensão do Instituto de Física recebe investimentos para reforma do espaço e renovação de equipamentos.
--

Nos primórdios dos seus quase quarenta anos de história, o Show de Física era realizado em espaço compartilhado com o Laboratório de Demonstrações Ernst W. Hamburger e, posteriormente, já se realizou em diversos outros ambientes no Instituto. Foi há cerca de dezesseis anos, de acordo com Dayse Olivieri (secretária e produtora do Show de Física), que o programa se instalou em sua "residência" atual, o auditório Alessandro Volta.

À época, o anfiteatro não estava em uso e o Departamento de Física dos Materiais e Mecânica cedeu o espaço para a realização da atividade de extensão. Recorda o Prof. Fuad Saad, criador e coordenador do Show de Física, que, após a concessão, o espaço foi reorganizado, preparado para as apresentações e aberto ao público, contando para isso com recursos próprios do projeto.

O resto é história: além de promover a formação de centenas de monitores (mais de quatrocentos estudantes de diversos cursos) com o desenvolvimento de habilidades em ciências, comunicação e mediação cultural, de lá pra cá o Show participou de eventos em todo o país e continua, semanalmente, apresentando sessões lotadas de visitantes. O Prof. Fuad aponta que, não fosse a pausa na programação em decorrência da pandemia, o número de estudantes atendidos já teria ultrapassado um milhão.

Este ano, após quase duas décadas de sucesso no mesmo local, o Instituto de Física reservou cerca de cento e cinquenta mil reais (R$ 150.000,00) para a recuperação do espaço, que inclui reformas na estrutura física (com a previsão de troca do piso e dos assentos para o público) e atualização dos equipamentos audiovisuais.

"O sistema de som analógico, com mais de vinte anos de uso, deu lugar a um sistema totalmente digital e integrado ao sistema de som que atende aos demais auditórios do IF", comenta o analista David Barg, um dos responsáveis pela seleção e instalação dos equipamentos. Além disso, houve a aquisição de um novo computador para a organização do evento, já que aparelho anterior, com mais de dez anos de uso, não tinha acesso à internet. A nova configuração do auditório, que inclui duas câmeras, permitirá a organização de atividades também no formato híbrido, em contato remoto com outras instituições, projetos e públicos, e a interação entre apresentadores e espectadores. O antigo projetor também foi substituído por um modelo com capacidade de conexão via rede sem fio. De acordo com David Barg, "essa característica permitirá que experiências de porte pequeno possam ser filmadas por um celular ou tablet e enviados diretamente para o projetor, possibilitando que a plateia visualize de forma detalhada o andamento da experiência".

Enquanto aguarda a segunda fase de intervenções, reforma do piso e substituição dos assentos, o Show não pára. O projeto pioneiro - criado para preparar o emocional dos alunos para o aprendizado por meio de atrações cativantes e interativas - continua sensibilizando estudantes e os aproximando das ciências: além do público atendido (metade dos quais oriundos de escolas públicas), são dezenas de ex-monitores que se direcionaram ao Magistério e à Licenciatura em Física. Para além do significativo impacto humano, destaca-se também a relevância material do sucesso do Show de Física para o Instituto: o programa contribui, anualmente, com recursos que são reinvestidos no IFUSP de maneiras diversas. Alguns exemplos incluem a aquisição de equipamentos (como uma impressora 3D, localizada no Laboratório Didático) e apoio a importantes ações direcionadas à comunidade ifuspiana, como o Programa de Acolhimento - com dois psicólogos atuando em atividades de promoção à Saúde Mental da comunidade - e o Coral Physicantus, atividade de extensão disponível a todos os interessados, vinculados ou não ao Instituto de Física.

Venha nos visitar e fazer parte da história deste célebre projeto: faça seu agendamento com a Dayse, pelo telefone 11 3091.6642 ou e-mail dolivieri@usp.br.
Vida longa ao Show de Física!