Thereza Borello

Homenagem à Profª Thereza Borello-Lewin, falecida em 28/05/2024.
Texto de Otaviano Helene.

---

Perdemos a colega e amiga Thereza Borello-Lewin, falecida em 28 de maio. Thereza dedicou-se à física por sessenta anos, começando ainda na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, onde se formou em 1963, permanecendo ativa até o início de 2023, quando a doença a impediu de continuar trabalhando. 

Como professora, orientadora, cientista e administradora foi sempre querida e respeitada. Thereza era séria, competente e tinha princípios rígidos, mas estava sempre disposta a ouvir e considerar outros argumentos. Durante sua vida, sempre manteve uma posição rigorosa e nunca deixou de batalhar pelas causas que considerava importantes, a ciência entre elas. 

Muitas das pessoas que hoje estão atuantes no Instituto de Física, parte delas como docentes, foram alunas da Thereza e várias, por ela orientadas. 

Thereza foi chefe do Departamento de Física Experimental, atividade que desempenhou com rigor e competência. Sua dedicação ao Departamento é reconhecida por todos que dele participam.
Thereza foi orientada em seu doutoramento pelo professor Ernst Hamburger, trabalhando desde então em problemas relacionados a reações e estrutura nucleares, dando uma importante contribuição para o desenvolvimento da física nuclear no Brasil. 
 
Thereza deixou boas lembranças a todos que com ela conviveram – estudantes, colegas docentes, funcionários técnicos e administrativos. Deixou, também, bons exemplos.
 

Desenvolvido por IFUSP