Artigo | Model observers and detectability index in x-ray imaging: historical review, applications and future trends

Dos autores Elsa Pimenta e Paulo Costa
Publicado em Physics in Medicine & Biology.
Comentários do autor Paulo Costa.
--

O artigo Model observers and detectability index in x-ray imaging: historical review, applications and future trends recentemente publicado pelo professor Paulo Costa e sua aluna de doutorado Elsa Pimenta na prestigiada revista Physics in Medicine and Biology aborda de forma clara e abrangente a relação entre modelos observacionais e o índice de detectabilidade, uma ferramenta inovadora para avaliar a qualidade de imagens médicas.

A ideia para o trabalho surgiu a partir de uma curiosidade no grupo de pesquisa: perceberam que colegas de outros países utilizavam o índice de detectabilidade de maneira pouco criteriosa, sem considerar suas limitações e interpretações. Isso motivou uma investigação aprofundada na literatura e nos fundamentos matemáticos dessa ferramenta, resultando em um artigo de revisão completo.
 
O estudo apresenta uma visão histórica sobre o índice de detectabilidade, desde suas origens ligadas a propriedades estatísticas, até sua aplicação prática na área médica. O artigo explica de forma acessível os fundamentos do índice, destacando seus pontos fortes e limitações. Além disso, aborda os fatores que influenciam a qualidade da imagem médica e discute como os modelos de observadores se relacionam com o índice, apresentando também suas aplicações e possíveis caminhos para pesquisas futuras. Os detalhes mais técnicos e matemáticos estão disponíveis em um material suplementar.
 
O trabalho abre novas possibilidades de pesquisa para o Grupo de Dosimetria das Radiações em Física Médica, explorando o uso do índice de detectabilidade na avaliação de tecnologias de imagem e na otimização de protocolos clínicos. A ideia é melhorar a qualidade das imagens médicas ao mesmo tempo em que se busca reduzir a dose de radiação, garantindo proteção ao paciente e diagnósticos mais precisos.
 
 
    

 

 

Desenvolvido por IFUSP