Projeto USP na Comunidade - Unidades Móveis

EESC-USPEdital PRCEU 01/2022: Orienta a utilização das unidades móveis para a execução de atividade do projeto USP na Comunidade, voltadas às iniciativas de Cultura e Extensão universitária.

Por: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O projeto “USP na Comunidade – Unidades Móveis” tem por objetivo fomentar a realização de ações concretas relacionadas às áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas e Artes para a população do Estado de São Paulo. A proposta visa a desenvolver atividades em benefício da população interna e externa da USP, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta é uma das contrapartidas da USP para a sociedade que contribui para o financiamento de uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Considerando a parceria que a USP fez com a ONU, este projeto visa inserir os ODS no ensino, na pesquisa e na extensão. São 17 os ODS que se desdobram em 169 metas, de acordo com os seguintes campos temáticos: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

Por meio de atividades de extensão do conhecimento científico e artístico produzido na USP, as Unidades Móveis deverão, ao difundir saberes, promover atividades que possibilitem modificar a realidade social dos habitantes dos municípios do Estado de São Paulo.
Confira o edital completo no documento anexo.