À memória de Fuad Daher Saad

Por Luís Carlos de Menezes
Em 07/07/2025

--

Milhares de jovens tiveram seus primeiros contatos com as ideias científicas no Show da Física, e tantos outros estudantes contaram com seu apoio em sua iniciação no Laboratório de Demonstrações de nosso Instituto, todos com o entusiasmado acolhimento do Professor Fuad. Também boa parte dos pós-graduandos e dos professores do Instituto de Física que estudaram aqui foram seus alunos no início da graduação, e posso atestar sua permanente simpatia e boa vontade, pois convivi com ele por décadas e não me recordo, em qualquer oportunidade, de o haver encontrado pouco receptivo. 

 A carreira de Fuad Daher Saad foi consistentemente voltada ao ensino da Física, desde sua função como professor em várias escolas públicas, em seu mestrado, doutorado e livre-docência em nosso Instituto, ou nos mestrados que orientou e bancas de que participou. Parte das atividades que exerceu contou com sua colaboração desde a concepção, como foi o caso do Show da Física ou do projeto FAI, Física Auto-Instrutiva. Trabalhou também em outras instituições, frequentemente em funções de coordenação, como no IBECC, Instituto Brasileiro de Educação Científica, ou no Museu Catavento de Cultura e Educação. 

Há cerca de meio século, nosso Instituto passou a dedicar especial atenção à formação de professores, o que levou alguns cientistas, como Ernst Hamburger ou eu mesmo, a redirecionarem para isso suas carreiras acadêmicas. Mas o Professor Fuad e vários outros já chegaram e prosseguiram seu trabalho em função desse propósito, o que tem permitido maior consistência à nossa licenciatura. 

As modificações pelas quais recentemente tem passado a educação básica em nosso país estão demandando também das universidades reformulação correspondente, o que não está sendo fácil de implementar, e, para tanto, seria essencial contar com a vasta experiência de professores como ele, que nos deixou no dia 4 deste mês. Também por isso, e sobretudo pelos vínculos de companheirismo e amizade, nosso Departamento e todo o nosso Instituto estamos e estaremos lamentando sua falta.

Desenvolvido por IFUSP