Pesquisa do IFUSP ajuda ANVISA a alterar normas sobre alisantes capilares

Os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Física da USP (IFUSP) ajudaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a revisar e atualizar normas relacionadas à segurança de alisantes capilares.
O estudo Alterations promoted by acid straightening and/or bleaching in hair microstructures, publicado em 2023 na Journal of Applied Crystallography - quando foi destaque de capa - investigou, em escala molecular, os efeitos de tratamentos como progressiva e descoloração sobre a estrutura das fibras capilares. A repercussão do trabalho incluiu destaques em diversos veículos (confira aqui a matéria do Jornal da USP).
 
Na data de ontem (07/07/2025), foi publicado pela ANVISA o Informe de Segurança GGMON nº 03/2025, baseado nesses resultados, com recomendações atualizadas sobre produtos cosméticos alisantes. Em referência direta à pesquisa, destacamos os itens "Danos aos cabelos" e os "Cuidados com Substâncias Proibidas".
 
Essa atualização regulatória é uma demonstração concreta do impacto que a pesquisa básica e aplicada pode ter na proteção da saúde pública e na formulação de políticas sanitárias mais seguras para a sociedade.
 
 

Desenvolvido por IFUSP